Tocando Agora: ...

Receita Federal faz operação na 25 de março, em SP, contra produtos falsificados

Publicada em: 30/10/2024 06:42 - Notícias

 

Operação “Barba Negra” terá duração de várias semanas e deve apreender toneladas de mercadorias irregulares, avaliadas em até R$ 500 milhões

A Receita Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), na capital paulista, a Operação “Barba Negra”, que tem como objetivo apreender produtos contrabandeados, descaminho e falsificação.

Em sua primeira ação, a operação esteve em um shopping localizado na rua 25 de Março com mais de mil lojas, que recebe um público diário de aproximadamente 500 mil pessoas. As investigações mostraram que as mercadorias abastecem a região central de São Paulo e também cidades em todo o Brasil.

Segundo a Receita Federal comerciantes são investigados por sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, corrupção e trabalho escravo.

A ação terá duração de várias semanas e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que também fará a preservação do local no período noturno, entre terça-feira e quarta-feira (30), segundo dia da ação.

Até o momento, além das mercadorias falsificadas, uma grande quantidade de dinheiro foi apreendida e agentes da PF fortemente armados participaram do primeiro dia de operação.

O foco da operação são mercadorias estrangeiras que foram introduzidas em território nacional sem o devido controle, segundo os agentes, configura crime de contrabando ou descaminho.

A expectativa é de que sejam encontrados grandes volumes de mercadorias falsificadas. De acordo com a Receita Federal participam da ação 72 servidores e 38 Policiais Rodoviários Federais. O valor das apreensões pode chegar a R$ 500 milhões.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...