Trata-se da maior alta dos juros básicos desde maio de 2022
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros para 11,25% ao ano, nesta quarta-feira (6). O reajuste de 0,5 ponto percentual da Selic foi confirmado por unanimidade. Trata-se da maior alta dos juros básicos desde maio de 2022.
Em comunicado, o BC pontua que o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos. Isso traz dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed, o banco central americano.
“Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho”, diz o BC, completando:
“O Comitê avalia que o cenário externo, também marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes.”
Em relação ao cenário doméstico, o Copom compreendeu que o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo.
O Comitê de Política Monetária é formado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e por oito diretores da instituição. Nesse grupo está Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula (PTpara o comando da autarquia e que já foi aprovado pelo Senado.
Itatiaia