Prazo para pedir reaplicação vai de 11 a 15 de novembro, veja orientações
Começa nesta segunda (11o prazo para pedir a reaplicação da prova do Enem 2024. O prazo vai até sexta-feira, dia 15 de novembro, e o pedido pode ser feito pela Página do Participante do Enem 2024.
Pode pedir a reaplicação quem se inscreveu e perdeu um ou os dois dias de provas. Apenas o dia em que o candidato não compareceu será reaplicado. Mas atenção, pois só serão aceitos pedidos que se enquadrem nas regras do Edital, que prevê o direito apenas para quem foi prejudicado por questões de logística ou teve doenças infectocontagiosas.
São situações que dão direito à reaplicação:
- Questões de infraestrutura e logística – são problemas de força maior que afetem o deslocamento do candidato e/ou na infraestrutura do local de prova. São exemplos: ser prejudicado por desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz naturalou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
- Questões de saúde – O edital prevê que pessoas que tiveram doenças infectocontagiosas como Covid-19, por exemplo, podem pedir reaplicação do exame. Veja a lista completa:
- tuberculose,
- coqueluche,
- difteria,
- doença invasiva por Haemophilus influenzae,
- doença meningocócica e outras meningites,
- varíola,
- varíola dos macacos (monkeypox),
- influenza humana A e B,
- poliomielite por poliovírus selvagem,
- sarampo,
- rubéola,
- varicela e
- covid-19.
Quando será a reaplicação?
As novas provas serão nos dias 10 e 11 de dezembro, dois dias seguidos.
E se o meu pedido não for aceito?
O Inep explica que quem faltou a um dos domingos de prova e não se enquadrava nos motivos citados acima não tem direito à reaplicação da prova. Nesse caso, o participante será considerado ausente e as notas das provas que ele participou só poderão ser usadas para autoavaliação.
Abstenção menor
Em entrevista coletiva após o fim do segundo dia do exame, o Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a taxa de abstenção menor dos estudantes neste ano. No entanto, ele segue acima de 30% dos inscritos.
Na mesma coletiva, o Ministro anunciou que a divulgação do gabarito oficial será antecipada.
Itatiaia