Boa parte dos motoristas e passageiros não usam o cinto de segurança, equipamento que pode salvar vidas. Isso é o que aponta um estudo realizado pela concessionária EPR Vias do Café, nas praças de pedágio sob sua concessão. Entre os veículos comerciais, cerca de 44% dos ocupantes não utilizam o cinto, já entre os veículos de passeio, a taxa é de aproximadamente 13,4%.
A média geral aponta que 18,8% dos motoristas e passageiros não fazem o uso do cinto. A pesquisa, que envolveu 18.367 veículos, foi realizada em intervalos de 8 horas diárias e apresenta uma margem de erro de 0,56%.
Os números destacam que o uso do cinto nos veículos comerciais é um dos principais pontos de atenção, com índices de não adesão chegando a 54,5% entre usuários que passaram pela praça de Alfenas, por exemplo. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do cinto reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros nos bancos da frente e em até 44% para aqueles sentados na parte traseira.
Itatiaia