Fraudadores enviam mensagens falsas sobre suspensão da CNH e direcionam vítimas para sites falsos, solicitando pagamento de taxas inexistentes
Um novo golpe envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNHtem preocupado autoridades e motoristas em Minas Gerais e em todo o Brasil. Criminosos estão enviando mensagens falsas por SMS, WhatsApp ou e-mail, informando que a CNH do destinatário está em processo de suspensão ou cassação.
Segundo informações da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (SET-MG), dezenas de pessoas já procuraram o órgão relatando terem recebido essas mensagens enganosas. Os golpistas informam sobre supostas infrações e incluem um link para ‘consulta’, que na verdade direciona a vítima para uma página falsa que simula o sistema GOV.br do governo federal.
Como funciona o golpe
Ao acessar o link fraudulento, o cidadão é levado a uma página onde deve preencher seus dados pessoais. Em seguida, são apresentadas informações falsas sobre infrações cometidas e valores a serem pagos, com a opção de ‘regularizar’ a situação. O golpe se completa quando a vítima é direcionada para gerar uma falsa guia de pagamento.
Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de Processos Administrativos de Trânsito na SET-MG, explica: ‘Esse golpe da CNH ganhou proporção nos últimos dias em escala nacional. Consiste basicamente no envio de SMS ou mensagens de texto para os condutores, informando de um suposto processo de suspensão da CNH e com link para que esse condutor entre, preencha algumas informações básicas pessoais e, em seguida, ele é redirecionado para uma página de pagamento para supostamente regularizar essa CNH’.
Como se proteger
É importante ressaltar que os departamentos estaduais de trânsito não enviam notificações por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens, nem fazem contato por telefone. Em Minas Gerais, por exemplo, as notificações oficiais são feitas por publicação em diário oficial, no site de trânsito, por correio e, em alguns casos, pelo aplicativo da CDT.
A recomendação é que, em caso de dúvidas, os condutores façam a consulta oficial pelo site transito.mg.gov.br, na aba ‘infrações’. Teixeira reforça: ‘A gente orienta que o condutor procure as fontes oficiais. Caso você receba algo nessa linha, o ideal é entrar no site do trânsito, fazer a pesquisa, ver se isso realmente se aplica’.
Até o momento, cerca de 30 condutores já relataram ter recebido essas mensagens fraudulentas em Minas Gerais. As autoridades competentes estão investigando os casos para identificar os responsáveis por esse novo golpe que ameaça a segurança financeira dos motoristas brasileiros.