A Itatiaia conversou com uma especialista em segurança no trânsito, que detalhou ações que caracterizam a infração
Apenas em 2024, foram multados quase 110 mil motoristas em Minas Gerais e cerca de 27,7 mil em Belo Horizonte por uso de celular no trânsito. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET-MG).
Manusear o telefone ao volante é uma infração gravíssima e prevê a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,97.
A reportagem conversou com a especialista em segurança no trânsito Jaqueline Alves, que fala do perigo que representa um motorista desatento na direção de um veículo.
“Para reagir, a gente precisa perceber. E a primeira coisa que o celular faz é justamente tirar essa atenção do condutor. Sem atenção, ele não percebe. E, se ele não percebe, logo ele não reage”, diz.
Jaqueline explica quais ações podem ser multadas e orienta o motorista a guardar o aparelho caso não precise de usá-lo como GPS.
“O uso do celular como infração se refere à utilização do celular com fone de ouvido, o viva-voz e o manuseio, como digitar uma mensagem. O acesso ao GPS para guia de trajeto é permitido. Se esse condutor já sabe para onde que vai e não precisa do acesso desse dispositivo, é ideal que eles se silencie o telefone”, pede a especialista.
Em 2023, foram registradas multas para 134 mil motoristas em Minas Gerais e 36,5 mil em Belo Horizonte.
Itatiaia