Disponível para emissão em todo o Brasil, a troca é obrigatória até 2032, de acordo com a validade do antigo documento
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (16pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Segundo a pasta, a proposta do novo documento é reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e qualificar o acesso a serviços públicos digitais.
A emissão de forma definitiva da nova Carteira de Identidade Nacional começou no dia 27 de dezembro de 2023, mas ficou disponível para todos estados no dia 4 de agosto deste ano.
Em nota, o ministério reforçou que todos os brasileiros têm até 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a primeira via gratuita.
Como emitir a CIN?
Uma das principais inovações da CIN é o seu padrão nacional e número único, que é o CPF. O documento pode ser usado em papel, cartão ou na versão digital.
Cada estado tem suas próprias medidas para emissão do documento, que podem ser conferidas no site gov.br/identidade.
Novidades do documento
Uma das novidades da CIN é que ela não traz o campo “sexo”. O documento passa a ser emitido com a expressão “gênero” e um campo para preenchimento do nome social, se houver. Além disso, o documento determina o CPF como número único e válido em todo território nacional.
Além de documentos adicionais, poderão ser inseridas observações de saúde, e tipagem sanguínea, assim como os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva, visual, física e intelectual.
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.
A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Itatiaia