Diariamente, milhões de brasileiros lidam com dores crônicas nas articulações do corpo, como quadril e joelho. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, foram registrados mais de 10 milhões de casos de artrose no quadril. Para explicar um pouco sobre o assunto, à Itatiaia, ortopedista e cirurgião Diego Patrick, especializado intervenção em dor, deu detalhes sobre o que pode causar esses desconfortos.
Segundo o profissional o envelhecimento da cartilagem pode ser comparado com processo natural de envelhecimento da pele e do cabelo e apontou que o problema não é necessariamente o envelhecimento em si, mas a dor associada.
Lesões no menisco e tratamentos modernos
Diego Patrick também abordou o tema das lesões no menisco, explicando que estes atuam como amortecedores do joelho. Ele destacou a evolução no tratamento dessas lesões: ‘Antigamente a gente tirava o menisco e a gente descobriu que tirando o menisco você prejudicava a cartilagem’.
O especialista aponta que, atualmente, em casos de pacientes jovens com lesões agudas, a sutura do menisco é uma opção de tratamento, dependendo da área afetada. Sobre a necessidade de cirurgia, o médico enfatizou que a decisão deve ser baseada nos sintomas do paciente, não apenas nos resultados dos exames.
Obesidade e saúde geral
Patrick também destacou a importância do controle da obesidade para a saúde geral, incluindo a saúde ortopédica. Ele mencionou estudos recentes que relacionam a perda de peso à melhora do sono, redução de enxaquecas e melhora do humor. ‘A obesidade realmente é a causa de muitas doenças’, afirmou, ressaltando a eficácia de novos tratamentos para perda de peso.
itatiaia