Tocando Agora: ...

MP recebe denúncia contra Claudia Leitte por suposta intolerância religiosa

Publicada em: 20/12/2024 06:38 - Notícias

 

A cantora trocou uma referência à Iemanjá por Jesus durante uma apresentação da canção ‘Caranguejo’

 

Representantes da sociedade civil enviaram ao Ministério Público da Bahia uma denúncia de suposta intolerância religiosa contra a cantora Claudia Leitte, de 44 anos. A representação foi acatada e o órgão instaurou um inquérito para investigar o caso.

A representação foi enviada pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafroe pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum .

 

A denúncia acontece após a cantora trocar a letra da canção “Caranguejo” em uma apresentação no carnaval de 2024. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ela aparece cantando “Eu canto meu Rei Yeshua” ao invés de “Saúda a Rainha Iemanjá”.

Em hebraico, Yeshua significa “salvar” e pode ser considerado o nome original de Jesus Cristo.

Itatiaia conversou com o advogado Hédio Silva Jr, fundador do Idafro, que explicou o motivo pelo qual o grupo decidiu entrar com a representação.

“Qualquer autor tem o direito de mudar a obra dele. É um direito constitucional”, explica o doutor. No entanto, a representação feita aponta que a alteração “não é uma construção artística” e se configura como “prática de discriminação religiosa contra patrimônio cultural”.

‘Racismo religioso’

O advogado alega que a “visível improvisação” pode “mexer no sentimento religioso” dos compositores da obra, registrada em 2004 no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECADpara quatro compositores.

A representação também argumenta que a alteração não se configura apenas como discriminação religiosa, mas sim como “racismo religioso”. Isso porque atinge legados da cultura afro-brasileira, tendo em vista que religiões de matriz africana são consideradas patrimônio cultural brasileira.

Ministério Público investiga

O Ministério Público da Bahia acatou a representação e agora investiga a possibilidade da cantora Cláudia Leitte ter cometido crime. Caso chegue a essa conclusão, o órgão pode pedir a responsabilização criminal da artista.

A cantora Cláudia Leitte ainda não se posicionou sobre o caso. O espaço segue aberto.

Itatiaia

 
 

 
 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...