O Samu 192 - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdestedivulgou um balanço dos atendimentos realizados ao longo do ano de 2024. Foram registradas 393.402 ligações ao longo do ano para o consórcio sediado em Juiz de Fora que atende 147 municípios das regiões sudeste e leste do sul do estado de Minas Gerais.
Do total, 71.143 resultaram em saídas de ambulância para atendimento. As Unidades de Suporte Básico, equipadas com técnicos de enfermagem e condutor socorrista, foram para 54.897 atendimentos. Outros 16.246 receberam uma Unidade de Suporte Avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista.
Das quase 400 mil ligações, 48.569 resultaram em orientações médicas e 15.401 foram registradas como trotes.
No comparativo, o Samu registrou 9.631 ligações a mais que as 383.771 atendidas em 2023, aumento de quase 7%. Com relação aos trotes, os números caíram quase 5 mil ligações
Crescimento planejado
O Samu 192 – Cisdeste é um consórcio 100% público, tripartite. Na sede em Juiz de Fora, estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo seis Unidade de Suporte Básico (USBe duas Unidade de Suporte Avançado (USA). Na região que integra o Consórcio, há ainda outras 54 ambulâncias.
De acordo como diretor-técnico do Samu-Cisdeste, Homero Calderaro, o crescimento do Samu tem sido ano a ano. Par aos próximos anos, as metas são a ampliação no número de bases e compra de novos equipamentos
“Desde a criação do Samu, em 2014, a gente vê que essa demanda é crescente. Então, no planejamento para os próximos 10 anos, houve um estudo por parte do consórcio em relação ao quantitativo de atendimentos para a ampliação do número de bases, essa ampliação foi aprovada a nível estadual. Está agora pendente de aprovação no Ministério da Saúde, Nós já temos a expectativa de criação de novas bases, ampliação da nossa frota, além da chegada de uma aeronave através do Suporte Aéreo Avançado de Vida em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que vai funcionar no aeroporto da Serrinha”
Itatiaia