Futuro da série é incerto, mas os episódios inéditos podem migrar para o streaming
Após 36 temporadas no ar, a animação Os Simpsons, exibida de forma ininterrupta desde 1989, pode chegar ao fim nos próximos meses. Para tristeza dos fãs, é possível que não seja exibido nem um episódio de despedida. Caso os rumores se confirmem, a família de Springfield terá, daqui pra frente, apenas episódios especiais e esporádicos.
A série, atualmente sob controle da Disney, enfrenta incertezas sobre renovação após o término da temporada atual, previsto para maio de 2024.
A continuidade ou não está nas mãos da rede Fox, que ainda pertence ao magnata Rupert Murdoch, enquanto os estúdios responsáveis pela produção foram adquiridos pela Disney em 2019.
O custo crescente por episódio e a redução de receitas publicitárias são apontadas como motivos para a série se tornar insustentável para a Fox. Desde a aquisição, a Disney já negociou cortes nos custos, mas reduziu a quantidade de episódios exibidos na TV aberta - alguns, como os especiais de Natal, passaram a ser lançados exclusivamente no Disney+.
Fontes indicam que, caso não haja renovação, “a produção deve se limitar a episódios esporádicos e sem periodicidade, exclusivos para o streaming”. Estratégia reforçada por declarações do ‘showrunner’ Matt Selman, que afirmou à revista People que a série não pretende ter um final especial: “Será um episódio comum, engraçado, com uma boa história envolvendo a família.”
O primeiro episódio da temporada atual brincou com a ideia de encerramento ao apresentar um roteiro escrito por inteligência artificial. No entanto, não há qualquer indicação oficial de que o último capítulo de maio marcará o adeus definitivo dos Simpsons.
Itatiaia