Nesta segunda-feira (20), Donald J. Trump, 78, tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma sessão fechada no Capitólio. Em meio a várias declarações consideradas polêmicas, novo o chefe de estado norte-americano falou sobre a relação dos EUA com o Brasil e com a América Latina. Durante a transmissão do C-Span onde Trump assinava novos decretos no Salão Oval da Casa Branca, uma repórter o perguntou sobre a relação com a América do Sul, e a resposta foi: "É ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles"
Algumas Declarações de Trump durante a posse
Promessa de deportar 'milhões' de imigrantes em situação irregular: 'estrangeiros criminosos'
"Primeiro, vou declarar uma emergência nacional na nossa fronteira sul" com o México, disse o presidente no Capitólio, onde foi ovacionado. "Toda entrada ilegal será detida e começaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos a seus locais de procedência", acrescentou Donald Trump.
Governo dos EUA vai reconhecer apenas 'dois gêneros', diz Trump
“Também acabarei com a política governamental de tentar aplicar a raça e o gênero em cada aspecto das vidas pública e privada. A partir de hoje, a política do governo dos Estados Unidos é de que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino”, ressaltou Trump.
Trump promete criação de impostos para outros países a fim de 'enriquecer cidadãos americanos'
"Começarei imediatamente a reformular nosso sistema comercial para proteger os trabalhadores americanos e suas famílias", afirmou Trump. "Em vez de tributar nossos cidadãos para enriquecer outros países, cobraremos tarifas e impostos de países estrangeiros para enriquecer nossos cidadãos", declarou o novo chefe de estado dos Estados Unidos.
O tempo