Iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de resposta em situações emergenciais, aumentando a chance de salvar vidas; não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional
As chamadas para serviços de emergência, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, agora terão a localização do usuário compartilhada automaticamente. A novidade está disponível para celulares com o sistema operacional Android 5.0 ou superior e é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatele o Google.
O recurso, chamado de Serviço de Localização de Emergência (ELS), tem como objetivo facilitar e agilizar os atendimentos em situações críticas, garantindo maior precisão na localização do solicitante.
De acordo com a Anatel, não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional, pois a funcionalidade já está integrada aos dispositivos Android. O serviço só é ativado durante ligações de emergência e, segundo a agência, respeita a privacidade dos usuários, sem acessar ou armazenar dados pessoais.
Mesmo em condições de internet instável, o ELS funciona, permitindo que as equipes de resgate obtenham a localização exata de quem precisa de ajuda. A tecnologia, lançada oficialmente nesta quarta-feira (22), deve aumentar a rapidez e eficiência no atendimento a ocorrências.
“O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, destacou a Anatel.
*Com informações de Agência Brasil / Itatiaia