Boletim epidemiológico
A Prefeitura de Manhuaçu está fazendo a divulgação do boletim epidemiológico, sobre as notificações das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Dengue, a Zika e a Chikungunya. O boletim, que é divulgado semanalmente, tem por objetivo dar transparência e alertar a população sobre o número de casos de arboviroses, principalmente a Dengue.
Somente este ano foi constatado 48 notificações de dengue, e nenhum ate momento este ano de zika ou chicongya.
Verifique vasos de planta, ralos, o seu quintal, a caixa d’água, sem se esquecer do reservatório atrás da geladeira e do ar-condicionado. Esse trabalho deve ser feito na sua casa, na escola e no trabalho. Não deixe recipientes com água parada.
E se por acaso estiver com sintomas como febre alta, dores musculares, dor de cabeça, enjôo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo, procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou a UAI.
Minas Gerais confirma segunda morte por dengue
Neste primeiro mês de 2025, Minas Gerais registrou dois óbitos por dengue, sendo pacientes de 70 e 79 anos. Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, estão em investigação 6 óbitos. Já são 12.485 casos prováveis da doença e desse total, 3.810 casos foram confirmados para a doença no estado de minas
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 1.325 casos prováveis da doença, dos quais 1.039 foram confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação por Chikungunya em Minas Gerais.
Quanto ao vírus Zika, até o momento há 1 caso provável e não há casos confirmados para a doença no estado.
O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUSa partir de fevereiro