Em 2025, Trajeto Moda recebe novos investimentos e tem previsão de atingir mais 51 municípios
O projeto Trajeto Moda, realizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), será expandido em 2025 para mais 51 municípios, com a previsão de beneficiar diretamente 765 mulheres.
Para viabilizar a expansão, foram investidos cerca de R$ 17 milhões em 2024 na aquisição de maquinário e na contratação de qualificações e assessoramento técnico. Até o momento, 539 mulheres em 41 municípios já foram atendidas.
Com a previsão de expansão até 2026, o Trajeto Moda deve impactar 1.341 mulheres em 92 cidades mineiras, com o objetivo de promover avanços significativos na autonomia financeira e no fortalecimento da economia criativa local.
“Nossa intenção é ampliar essa rede. Estamos promovendo um ciclo de preparação que reflete diretamente na geração de renda e autoestima dessas mulheres. Graças ao projeto, elas descobrem novas possibilidades, para se desenvolver e trilhar novos caminhos”, ressalta o governador Romeu Zema.
O impacto positivo do projeto em diversas cidades é outro ponto ressaltado, desta vez pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela. Segundo ela, o Governo de Minas tem dado mais um passo importante para transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Com a ampliação do Trajeto Moda, mais mulheres terão acesso à capacitação, autonomia financeira e oportunidades para reescrever sua história com dignidade e confiança no futuro. O Trajeto Moda é mais do que uma qualificação, é uma ferramenta de transformação social”, afirma Alê Portela.
Tudo começa em 2021
O Trajeto Moda busca proporcionar autonomia financeira às participantes e fortalecer a economia local. Com os conhecimentos adquiridos, as mulheres poderão iniciar seus próprios negócios ou atuar no setor, ao impulsionar e valorizar o desenvolvimento econômico da região. Desde sua criação, em 2021, o Trajeto Moda tem como foco capacitar mulheres, em especial vítimas de violência doméstica, mães solo e mulheres em busca de independência financeira. O projeto oferece cursos gratuitos de moda, costura, empreendedorismo e educação financeira, além de desenvolver competências psicossociais que promovem autoestima e reinserção no mercado de trabalho.,Alexandra Geralda Paula Pereira, moradora de Diamantina, já participou do programa e relata que o Trajeto Moda transformou sua vida de maneira significativa. Ela compartilha com emoção sua trajetória no projeto.
“Antes de começar o curso, eu mal sabia mexer na máquina de costura. Agora, já produzo calças, blusas e até um sobretudo para minha avó. Meus filhos estão orgulhosos de mim. O curso me deu a oportunidade de me sentir útil dentro da minha casa e de gerar uma renda. Agradeço ao Governo de Minas por essa chance de recomeçar e ajudar minha família”, declara a participante. Em 2025, o projeto prevê a realização das atividades em municípios de diversas regiões de Minas. No Vale do Jequitinhonha, Pedra Azul, por exemplo, já deu início ao programa. Carmosina de Almeida Ramos, participante do projeto na cidade, compartilha sua satisfação com a oportunidade oferecida. “Sempre quis crescer na minha carreira como costureira, mas nunca tive oportunidade. Agora, com o Trajeto Moda, posso aprender coisas novas e expandir meu trabalho”, ressalta a beneficiária, que destaca sua expectativa de crescimento pessoal e profissional.
Itatiaia