Dorival Júnior tentará emendar quinto jogo sem derrota diante dos colombianos
O Brasil terá o primeiro compromisso da Data Fifa nesta quinta-feira (20), às 21h45 (de Brasília), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A Seleção enfrentará a Colômbia, pela 13ª rodada da competição. As equipes, próximas na tabela de classificação, buscam a vitória para se aproximar da classificação para o próximo Mundial.
As equipes vivem momentos distintos na competição. O Brasil, com dois empates e duas vitórias, tem uma invencibilidade de quatro partidas. Por sua vez, a Colômbia perdeu os dois últimos jogos do torneio.
Em caso de vitória, a equipe de Dorival Júnior passa a Colômbia na tabela da competição. Atualmente, a Seleção está na 5ª colocação com 18 pontos, enquanto a Colômbia é a 4ª colocada com 19. A liderança é da Argentina, próxima adversária do Brasil, com 25 pontos.
Os seis primeiros colocados das Eliminatórias garantem vaga direta para a disputa da próxima Copa do Mundo. A seleção que ficar na 7ª colocação disputará uma repescagem.
Sem Neymar
A princípio, Dorival Júnior havia convocado o atacante Neymar. O jogador, que retornou ao Santos, vinha acumulando minutos pela equipe até sentir uma lesão muscular na coxa esquerda.
Sem o camisa 10 santista, Dorival recorreu ao jovem Endrick, do Real Madrid-ESP. Ederson (Manchester Citye Danilo (Flamengotambém foram cortados e deram lugar a Lucas Perri (Lyon-FRAe Alex Sandro (Flamengo).
Dúvida no ataque
A delegação do Brasil se prepara com atividades em campo desde a segunda-feira (17). Dorival Júnior tem uma dúvida para montar o ataque da equipe. Serão quatro jogadores no setor ofensivo: Vini Jr, Raphinha e Rodrygo vão compor o ataque. A última vaga do setor é disputada por Savinho e João Pedro.
Fora isso, o treinador parece estar com o time definido na cabeça. Guilherme Arana, do Atlético, deve ser utilizado como titular.
Colômbia mira recuperação
Os colombianos, comandados pelo argentino Néstor Lorenzo, buscam os três pontos para seguir na zona de classificação direta e recuperar a confiança. A Colômbia perdeu para Uruguai e Venezuela, os dois compromissos anteriores ao jogo diante do Brasil.
O técnico destacou a confiança na equipe e diz que planeja o jogo diante da Seleção há quatro meses. Néstor Lorenzo disse que, como sempre, a Seleção Colombiana vai “jogar para ganhar”.
“A expectativa é sempre a mesma, que é jogar para ganhar. A ideia é fazer um bom jogo. Temos que seguir preparando os detalhes”, disse na quarta-feira.
Brasil tentará manter escrita
A Seleção tentará manter uma escrita histórica nos duelos diante dos ‘Cafeteros’ pelo torneio: o Brasil nunca perdeu para os colombianos como mandante no torneio.
No total, são sete partidas disputadas no Brasil pelas Eliminatórias com cinco vitórias brasileiras e dois empates. O último jogo no Brasil foi uma vitória por 1 a 0, no dia 11 de novembro de 2021, na Neo Química Arena, em São Paulo. O gol foi marcado por Lucas Paquetá.
Colômbia quebrou tabu
O jogo do turno das Eliminatórias marcou a primeira vitória da Colômbia diante do Brasil na competição. Luis Díaz marcou os dois gols da vitória colombiana por 2 a 1, a primeira diante do Brasil nas Eliminatórias. A partida foi disputada em Barranquilla, na Colômbia.
O encontro mais recente entre as seleções foi disputada na última edição da Copa América. No dia de 2 julho, empate por 1 a 1, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, nos Estados Unidos.
Brasil x Colômbia
Brasil
Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson; Raphinha, Rodrygo, Vini Jr, Savinho (João Pedro). Técnico: Dorival Júnior.
Colômbia
Vargas; Daniel Muñoz (Santi Árias), Davinson Sánchez, Jhon Lucumí e Cristian Borja; Richard Ríos, Jefferson Lerma e Jhon Arias; James Rodríguez, Luis Díaz e Rafael Borré (Córdoba). Técnico: Néstor Lorenzo.
Motivo: 13ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo
Data: 20 de março de 2025 (quinta-feira)
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília
Horário: 21h45 (de Brasília)
Arbitragem: Alexis Herrera, auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno, todos da Venezuela;
VAR: Juan Soto (VEN);
Transmissão: Globo e Sportv
A Itatiaia transmiste o duelo pelo 610 AM, 95,7 FM e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)