Estado já recebeu 640 mil doses do imunizante do Ministério da Saúde; meta é vacinar 90% do público alvo
A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para começar dia 7 de abril nos municípios mineiros. Segundo o Governo de Minas, o estado recebeu 640 mil doses do imunizante do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e já começou a distribuí-las entre as cidades.
A vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus da influenza. O imunizante poderá ser tomado junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
A novidade deste ano é que a vacina da gripe se tornou parte permanente do PNI. Ou seja, os grupos prioritários terão acesso ao imunizante nas unidades de saúde do SUS durante o ano todo.
Vale lembrar que a prioridade é formada por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.
A expectativa do governo é atingir 90% da cobertura vacinal durante toda a campanha, o que representa 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. A primeira remessa de vacinas recebida vai cobrir 6,9% do público alvo, mas a previsão é que o estado receba novas remessas ao longo da campanha.
Para incentivar a população a se vacinar, o Governo de Minas estabeleceu o Dia D como 11 de maio.