Tocando Agora: ...

Cresce a busca de mineiros por vistos em reação ao temor de medidas restritivas dos EUA

Publicada em: 02/04/2025 06:28 - Notícias

Há ainda o temor de um possível fechamento de consulados americanos no Brasil, dificultando o processo para novos solicitante

 

Diante das preocupações com a política cada vez mais restritiva dos Estados Unidos a estrangeiros, a demanda por vistos para o país tem crescido no Brasil e em Minas. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), Alexandre Brandão, há um aumento na procura, possivelmente motivado pelo receio de um endurecimento nas regras de concessão do visto. Há agências que registram crescimento de até 30% na demanda.

“A política migratória americana tem foco na imigração ilegal, não no turismo. Não há nenhuma mudança para brasileiros que viajam a lazer. Ainda assim, as empresas de turismo relatam um crescimento na busca por vistos, talvez pelo medo de que o processo se torne mais rígido no futuro”, aponta Brandão.

Quem está na linha de frente comemora o ambiente favorável. “Tivemos um crescimento de cerca de 30% na busca dos clientes por vistos”, contabiliza o diretor da Fun Vistos, Herbert da Silva Faria. O diretor tem duas hipóteses para explicar o aumento da procura. O receio de mais dificuldades no processo de visto e o alívio das despesas de início de ano, como impostos e gastos escolares.

Impacto da política migratória no turismo

Há ainda o temor de um possível fechamento de consulados americanos no Brasil, dificultando o processo para novos solicitantes. Brandão alerta para o impacto econômico caso essa medida seja adotada. “Se fecharem consulados como os de Recife e Porto Alegre, quem mora em cidades distantes precisará gastar mais para conseguir um visto, aumentando custos de deslocamento e hospedagem”, pontua.

Mesmo com relatos de deportações e um aumento na volta de brasileiros que estavam em situação irregular nos EUA, as viagens a turismo seguem fortes. “Os brasileiros são o segundo maior grupo de visitantes na Flórida, por exemplo, atrás apenas dos canadenses. A Flórida depende economicamente desses turistas. Não acredito que o governo americano vá abdicar dessa receita”, ressalta Brandão.

A diretora da Tia Eliane Tours, Renata Boechat, lembra que o turismo continua sendo bem-vindo nos Estados Unidos, já que gera receitas significativas. Ela reforça que a preocupação do governo americano é com a imigração ilegal, o que não afeta o setor de viagens. “Os turistas que pretendem viajar e retornar ao Brasil não têm mudado de ideia. O que o governo persegue é a imigração ilegal, que constitui crime no país”, explica Renata. Há 53 anos no setor, a Tia Eliane Tours tem 80% de seus pacotes turísticos destinados ao país norte-americano.

“Já passamos por várias situações como essas anteriormente. Não há nada que interfira nas viagens turísticas aos EUA. É o principal destino procurado pelos brasileiros. Viagens de turismo são sempre bem-vindas pelos EUA, que inclusive incentivam este mercado através dos organismos responsáveis”, destaca.

 

Diário do comercio

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...