Estudo revela que meias ajudam a dormir por mais tempo e pegar no sono mais rapidamente
Especialistas apontam que dormir com meias nos pés pode melhorar a qualidade do seu sono. “Ao usar meias para dormir e aquecer os pés, você pode realmente diminuir sua temperatura corporal e adormecer mais rápido”, afirma Michelle Drerup, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.
Durante o dia, a temperatura interna do corpo sobe, em média, para entre 36,1° C e 37,2° C e ,conforme a noite se aproxima, a temperatura interna começa a cair de um a dois graus, preparando o corpo para o sono. Um processo chamado vasodilatação distal ajuda no resfriamento ao alargar os vasos sanguíneos nas extremidades, principalmente nas mãos e nos pés, aumentando assim a perda de calor pela pele.
Conforme a pele esquenta, o núcleo do corpo esfria, e é aí que as meias quentinhas vêm a calhar. “Ao deixar seus pés mais quentes, você está abrindo vasos sanguíneos para ajudar a resfriar o resto do corpo. Então, aumentar a circulação sanguínea para seus pés resulta em uma temperatura central mais baixa”, disse Drerup.
A dica já foi até pauta de um estudo, publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos em 2018. A pesquisa revelou que homens jovens que dormiam de meias adormeciam quase oito minutos mais rápido e dormiam 32 minutos a mais do que aqueles que não dormiam, além de despertar menos vezes durante a noite.
Itatiaia