As informações foram divulgadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancose são referentes ao ano de 2024
O crime conhecido como “golpe do WhatsApp” foi o mais denunciado por clientes de bancos no ano de 2024. A informação foi divulgada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancosnessa segunda-feira (14).
Confira a descrição do golpe, segundo a Febraban:
“O golpista descobre o número do celular e o nome da vítima de quem pretende clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações, tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em seu aparelho. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo. Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de site de vendas ou de empresa que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de uma atualização/protocolo, manutenção ou confirmação de cadastro”.
Para se proteger, a recomendação da organização é habilitar a opção de “verificação em duas etapas” no aplicativo, o que vai fazer com que uma senha seja pedida periodicamente pelo aplicativo.
Lista de top 10 golpes
A Febraban divulgou a lista das abordagens mais comunicadas por clientes em 2024 às suas instituições associadas.
Confira o top 10:
- Golpe WhatsApp - 153 mil denúncias
- Falsa venda - 150 mil denúncias
- Falsa central/ funcionário - 150 mil denúncias
- “Phishing” (pescaria digital- 33 mil denúncias
- Falso investimento - 31 mil denúncias
- Troca de cartão - 19 mil denúncias
- Falso boleto - 14 mil denúncias
- Devolução de empréstimo - 8 mil denúncias
- “Mão fantasma” (falso funcionário de banco que pede para cliente baixar aplicativo- 5 mil denúncias
- Falso motoboy - 5 mil denúncias
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirmou que os bancos investiram cerca de R$ 5 bilhões em campanhas de conscientização em 2024 para combater crimes contra os clientes.
Itatiaia