Tocando Agora: ...

Nova carteira de identidade: 3 milhões de mineiros já emitiram o documento

Publicada em: 17/04/2025 06:17 - Notícias

Em todo o Brasil, mais de 24 milhões de pessoas já tiraram a CIN, sendo Minas Gerais o estado com o maior número de documentos emitidos

 

Mais de três milhões de pessoas já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CINem Minas Gerais, o maior número entre os estados brasileiros.

Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, jovens entre 15 e 19 anos são os que mais procuraram emitir o documento, com cerca de 11,22% das emissões.

Em todo o estado, há aproximadamente 500 postos de identificação espalhados pelos 853 municípios.

Em todo o Brasil, a CIN já foi emitida para mais de 24,1 milhões de pessoas, e a meta do governo federal é chegar a 130 milhões de identidades emitidas até o final de 2026.

Como emitir o documento?

Carteira de Identidade Nacional tem formato digital e impresso, com valor gratuito na primeira via.

Para emitir o documento em Minas Gerais, é preciso fazer um agendamento no site do governo estadual ou via aplicativo MG App.

O usuário deve selecionar o município e a unidade mais próxima para fazer o agendamento. Os horários são liberados às 7h da manhã.

Com o horário e a unidade definidos, é preciso comparecer ao local escolhido com os documentos obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • CPF (se o usuário não tiver, não é necessário apresentar. Ele será emitido junto com a nova carteira de identidade)

Na unidade, o usuário tirará uma foto 3x4 e também escolherá se irá receber a CIN pelos Correios ou se irá retirá-la em uma das unidades.

Após emitida, será possível acessar a CIN digital através do aplicativo Gov.br.

Novo modelo

Diferente do modelo anterior, que possuía número de RG variado conforme o estado, a Carteira de Identidade Nacional é um documento de identificação único que usa os dígitos do CPF como base para a emissão.

O modelo antigo será aceito até o dia 23 de janeiro de 2032, podendo não ser aceito em órgãos públicos se estiver danificado (molhado, com foto desatualizada ou ilegível, por exemplo).

Na versão digital do documento, é possível adicionar informações como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cartão do SUS, título de eleitor, certificado de reservista ou até mesmo o tipo sanguíneo, que pode ser usado em casos de emergência.

 

Itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...