MANHUAÇU (MG- O município de Manhuaçu sediou o "Painel Campo Futuro Café", reunindo 25 produtores rurais, técnicos do Sistema FAEMG/SENAR, da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. O encontro teve como objetivo a elaboração, verificação e contextualização dos custos de produção da safra cafeeira de 2025 na região das Matas de Minas.
A ação é uma iniciativa estratégica do Sistema FAEMG/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, e os dados levantados serão encaminhados ao Governo Federal por meio dos Sindicatos, Senar e CNA. As informações servirão de base para a formulação de políticas públicas mais justas e adequadas à realidade dos cafeicultores da região.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antonio Teodoro Dutra, anfitrião do evento, destacou a importância do encontro e agradeceu a presença dos produtores, da diretoria do SPR e das colaboradoras do Sindicato, que prepararam um lanche saudável e nutritivo para os participantes.
Para a agente de desenvolvimento rural do SENAR, Patrícia Sad, "este é um marco histórico no conceito de políticas públicas agropecuárias".
Ana Carolina Alves Gomes, analista de agronegócios, ressaltou a relevância do Painel, destacando que ele "auxilia o governo no lançamento de financiamentos de custeio com valores mais próximos da realidade da região".
O supervisor de ATeG do Sistema FAEMG/SENAR, Daniel do Prado, também participou do evento e afirmou que “foi gratificante colaborar com algo tão grandioso”.
"O Painel Campo Futuro Café" reforça o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável da cafeicultura. A construção de políticas públicas eficazes começa com a escuta do produtor, e eventos como este colocam o campo no centro das decisões estratégicas para o setor.