Tocando Agora: ...

Gripe aviária: 17 países restringiram totalmente exportações de carne de frango do Brasil

Publicada em: 20/05/2025 06:43 - Notícias

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o “marco zero” da gripe aviária no Brasil, dia quando começam a ser contados os 28 dias necessários para o país ser considerado livre da doença, deve ser nesta quarta-feira (21)

 

Dezessete mercados globais restringiram totalmente o comércio de carne de frango com o Brasil devido à descoberta de um foco de gripe aviária em Montenegro, no Rio Grande do Sul , na semana passada.

 

As informações foram atualizadas na noite desta segunda-feira (19pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPAem coletiva de imprensa. Uma lista detalhada de todas as restrições praticadas contra o produto brasileiro deve ser divulgada nos próximos dias.

Já se manifestaram pelo fechamento total das exportações: México, Coréia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina. China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sirilanca, por sua vez, preveem em acordos comerciais com o Brasil o fechamento total das negociações de carne de frango em caso de infecção detectada para gripe aviária.

O Brasil tem relações comerciais envolvendo a carne de frango com cerca de 165 países, ainda segundo a pasta.

 

Casos descartados

Na coletiva de imprensa, foi informado que três dos seis casos que estavam em investigação no Brasil foram descartados: em Graccho Cardoso, no Sergipe, em Triunfo, no Rio Grande do Sul, e em Nova Brasilândia, no Mato Grosso.

Outros três seguem em processamento em laboratórios e ainda tem resultados pendentes. Dois deles são em granjas comerciais, em Ipumirim, em Santa Catarina, e Aguiarnópolis, no Tocantins. Ainda há investigação de um caso suspeito em um animal de subsistência em Salitre, no Ceará.

Marco Zero deve ser na quarta-feira

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o “marco zero” da gripe aviária no Brasil, dia quando começam a ser contados os 28 dias necessários para o país ser considerado livre da doença, deve ser nesta quarta-feira (21).

A previsão é de que nesta terça-feira (20), seja anunciada a total desinfecção da segunda granja onde havia confirmação do foco da doença em aves. Nas duas granjas, foram sacrificadas 17 mil aves e mais de 70 mil ovos foram destruídos.

Foram rastreados ainda 30 milhões de ovos exportados para outros estados, dos quais a maioria já foram descartados. Somente Minas Gerais e o Paraná ainda não finalizaram o descarte dos ovos, o que, segundo o ministério, deve ocorrer também nos próximos dias. Não foram informados quantos ovos estão nos dois estados.

“A partir de quarta, se a gente conseguir anunciar a desinfecção, a confiança do mercado vai começar a acontecer. Muitos não precisam nem esperar os 28 dias para regionalizar as restrições de exportações. O nosso objetivo é ser o mais transparente possível para que com mais rapidez a gente reative no país a país as pontes comerciais”, destacou o ministro.

 

Itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...