Tocando Agora: ...

Idoso de 80 anos é dado como morto e ‘volta à vida’ em necrotério de UPA em Minas

Publicada em: 24/06/2025 06:47 - Notícias

O paciente foi dado como morto, mas retomou os sinais vitais enquanto ainda estava no necrotério da UPA

 

Por pouco um idoso, de 80 anos, não foi enterrado vivo em Córrego Fundo, no Centro-Oeste de Minas. Enquanto o paciente ainda estava no necrotério da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o agente funerário notou que ele havia retomado os sinais vitais e ainda estava respirando. O caso ocorreu na quinta-feira (19/6), contudo, ganhou repercussão nesta segunda (23/6).

Em nota, a prefeitura do município de pouco mais de 6,3 mil habitantes, informou que o homem chegou na UPA em estado grave e estava sob cuidados paliativos.

Após sofrer uma parada cardiorrespiratória, um médico plantonista terceirizado constatou a morte, seguindo, todos os "protocolos estabelecidos". No entanto, conforme a nota enviada pelo órgão, pouco depois da constatação, enquanto aguardava os trâmites para o encaminhamento funerário, o agente notou movimentos respiratórios no corpo do idoso.

O retorno espontâneo dos sinais vitais levou o profissional a interromper imediatamente o processo de remoção, acionando novamente a equipe da UPA. A unidade então prestou novo atendimento emergencial.

A prefeitura informou que o médico responsável pelo atendimento foi substituído preventivamente e será alvo de uma sindicância administrativa para apurar a conduta. Além disso, disse que a Secretaria Municipal de Saúde está prestando todo apoio necessário ao paciente e sua família.

"E está empenhada na busca pelo esclarecimento sobre o ocorrido", completou.

Prefeitura promete transparência

Ainda em nota, a prefeitura afirmou que todos os registros médicos e documentos estão à disposição das autoridades competentes e que prestará todo o apoio necessário à família do paciente. O idoso foi transferido para Santo Antônio do Amparo para dar seguimento ao tratamento.

 

Estado de Minas

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...