Tocando Agora: ...

Câncer de pele melanoma tem alta taxa de cura com diagnóstico precoce

Publicada em: 25/06/2025 06:15 - Notícias

Dermatologista alerta para a importância de manter as consultas em dia e observar sinais suspeitos na pele

 

Embora seja o tipo de câncer de pele menos incidente no Brasil, o melanoma é considerado o tumor mais agressivo, devido ao alto risco de produzir metástase quando não diagnosticado em sua fase inicial. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam o surgimento de 8.980 mil novos casos até o fim deste ano, sendo 4.640 homens e 4.340 mulheres.

A detecção precoce é a principal estratégia para um tratamento eficaz, como destaca Francisco Maia, dermatologista da Clínica da Pele e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "O melanoma se desenvolve a partir de um crescimento desordenado dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina (pigmento da pele)." 

O especialista acrescenta que o câncer pode aparecer em áreas mais expostas ao sol, como rosto, braços, costas e pernas, bem como em outras partes menos visíveis, como unhas, sola dos pés, palma das mãos, couro cabeludo, olhos, órgãos genitais e demais membranas mucosas. Por isso, indivíduos que têm muitas pintas e se expõem com frequência ao sol devem manter consultas regulares com um dermatologista.

"Além disso, é fundamental evitar a exposição prolongada aos raios ultravioletas em horários impróprios, sem utilizar protetor solar e barreiras físicas – óculos, roupas e chapéus com proteção UV”, afirma o especialista.

Segundo Francisco Maia, o sol não é o único componente de risco do desenvolvimento do melanoma. Outros fatores – alguns que não podem ser controlados – aumentam o risco da neoplasia, entre eles: 

  • História familiar de melanoma
  • Nevos atípicos (também chamados de displásicos ou pintas atípicas) e ter mais de 50 nevos
  • Imunossupressão
  • Pele e cabelo claros
  • Uso de câmeras de bronzeamento artificial
  • Exposição a agrotóxicos e solventes

Quando identificado na fase inicial, o melanoma possui uma taxa de sobrevida superior a 90%. “O tratamento é individualizado, considera o estadiamento da doença e sua localização, e envolve uma equipe multidisciplinar. Em estágios iniciais, costuma ser feita a remoção cirúrgica. Para melanomas avançados, metastáticos ou inoperáveis, a indicação é imunoterapia combinada.”

Para ajudar a identificar sinais sugestivos de câncer de pele, existe uma regra usada internacionalmente, o ABCDE:

  1. Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra
  2. Bordas irregulares, indefinidas
  3. Cor variável: presença de tons e cores diferentes em uma mesma lesão (vermelha, preta, castanha, azulada, cinza)
  4. Diâmetro: maior que seis milímetros
  5. Evolução: mudança de tamanho, formato ou espessura 

Estado de minas

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...