Serão entregues quatro lotes no total, com as próximas remessas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do medicamento inédito Trastuzumabe Entansina, que será utilizado no tratamento de câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com um investimento total de R$ 159 milhões, o medicamento atenderá 100% da demanda na rede pública, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025. O primeiro lote, com 11.978 unidades, chegou nesta segunda-feira (13).
O Trastuzumabe Entansina foi incorporado ao SUS em 2022 e é indicado para pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio 3 que permaneceram com a doença após a quimioterapia inicial, e tem potencial de reduzir em até 50% a mortalidade da doença.
O Ministério da Saúde negociou a compra com um valor cerca de 50% abaixo do preço de mercado, resultando em uma economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões.
Serão entregues quatro lotes no total, com as próximas remessas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. O medicamento será distribuído às secretarias estaduais de saúde, que farão o repasse aos pacientes conforme os protocolos clínicos vigentes.
A iniciativa faz parte de um foco do Governo Federal na saúde da mulher, que inclui a ampliação da faixa etária para a realização de mamografias no SUS, fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Com informações de Ministério da Saúde