Letra idealiza um cenário pacifista que busca estabelecer harmonia entre os povos
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reiterou um apelo pela paz aos Estados Unidos nesse sábado (15), ao interpretar a canção “Imagine”, de John Lennon, durante um comício em solo venezuelano.
Em um evento com seus apoiadores em Miranda, onde formalizou a criação de comitês de base bolivarianos, o líder chavista afirmou: “Paz, paz, paz. Façam tudo pela paz. Como costumava dizer John Lennon. Alfred Nazareth (Ministro da Comunicação da Venezuela), qual é a música de John Lennon? Imaginem todas as pessoas.”
Enquanto a melodia de “Imagine” ecoava pelos alto-falantes, Maduro cantava e aplaudia junto a seus apoiadores, enquanto autoridades governamentais presentes no palco demonstravam o sinal de paz com as mãos. A canção de John Lennon, cofundador dos Beatles, e Yoko Ono, que clama por paz mundial, ganhou notoriedade na década de 70 e já foi reinterpretada por diversos artistas ao redor do mundo.
A letra idealiza um cenário pacifista que busca estabelecer harmonia entre os povos. “Imagine que não existem países. Não é difícil imaginar nada pelo que matar ou morrer”, diz um trecho. “Imagine que não existe paraíso. É fácil se você tentar. Imagine não ter posses, será que você consegue? Sem necessidade de ganância ou fome, uma irmandade entre os homens. Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo inteiro”.
Esse novo apelo ocorre em meio a crescentes tensões entre Caracas e Washington, decorrentes do aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe. Durante o mesmo evento, Maduro voltou a criticar a mobilização americana, especialmente após Trinidad e Tobago, país vizinho, anunciar a realização de exercícios militares em parceria com os EUA a partir deste domingo (16).
Enquanto o governo Trump argumenta que as operações têm como objetivo combater narcotraficantes na região, Maduro defende que essas ações representam uma tentativa secreta de desestabilizar seu governo.
itatiaia

