Tocando Agora: ...

Caos no Hospital João XXIII em BH: pacientes são cobertos com sacos de lixo após hospital alagar

Publicada em: 25/11/2025 07:01 -

 

Funcionários do João XXIII utilizam sacos de lixo para proteger pacientes

 

Hospital foi inundado por um grande volume de água que jorrava do teto. Diversos setores foram afetados

 

Em meio ao caos instaurado no Hospital João XXIII, devido aos vazamentos de água da chuva, funcionários recorreram ao uso de sacos de lixo para proteger os pacientes, neste domingo (23/11). 

 

“Maior hospital de trauma da América latina. Um verdadeiro inferno. Setores como unidade de emergência, bloco cirúrgico, tomografia, dentre outros, estão todos alagados. Não tem para onde levar os pacientes. Trabalhadores estão usando sacos de lixo para tentar proteger nossos pacientes, e até usando guarda chuvas”, contou a diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas. 

 

Segundo Freitas, não é a primeira vez que o hospital sofre com vazamentos. "Este governo, conforme amplamente denunciado, não tem nenhum compromisso com a saúde pública, com a saúde dos mineiros, com este estado que vive literalmente um inferno no quesito saúde", declara.

Caos no atendimento

Imagens feitas por funcionários do hospital mostram uma grande quantidade de água vazando das lâmpadas no teto e acumulando no chão, com os pacientes em macas logo no mesmo ambiente, e dois homens se refugiando em cima de bancos.

Outro registro exibe uma mulher utilizando um guarda-chuva para transitar pelos corredores. 

“Acho que nosso computador queimou”, lamenta uma funcionária.

Também há registro do almoxarifado mostrando caixas e equipamentos encharcados. 

 

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), o cenário é de pânico tanto a pacientes quanto a funcionários. Os setores de emergência, o bloco cirúrgico e a farmácia foram afetados, e equipamentos de tomografia correm o risco de serem danificados pela água. 

Questionada pelo Estado de Minas, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo hospital, informou, em nota, que alguns pacientes foram remanejados para outras alas, garantindo a segurança e continuidade da assistência.

Ainda segundo a Fhemig, a causa do vazamento foi o acúmulo de folhas que, com ventos fortes, teriam entupido as calhas do prédio. Também foi informado que a limpeza do sistema de escoamento será reforçada.

 

Confira a nota na íntegra:

"A direção do Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), informa que, após as fortes chuvas e ventos deste domingo (23/11), as equipes de manutenção e engenharia predial foram acionadas e já estão atuando nos reparos necessários. As intervenções emergenciais devem restabelecer o funcionamento adequado das áreas atingidas nas próximas horas.

Com o temporal e os fortes ventos, muitas folhas caíram e entupiram as calhas. A limpeza será reforçada e outras estratégias de prevenção já foram acionadas, considerando o período chuvoso.

Alguns pacientes foram remanejados para outras alas, garantindo a segurança e continuidade da assistência."

 

Estado de minas

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...