Tocando Agora: ...

O que pode e não pode fazer na Quaresma? Saiba mais sobre a tradição da Igreja Católica

Publicada em: 18/02/2026 05:59 -

Período de devoção é marcado por caridade e penitência para que os fiéis se preparem espiritualmente para a celebração da Páscoa

 

Quarta-feira de Cinzas, que neste ano cai em 17 de fevereiro, é data que, ao mesmo tempo, marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma - período de 40 dias que antecede a comemoração da Páscoa. O dia é entendido pela Igreja Católica como o início de um período de devoção, marcado por caridade e penitência.

 

A tradição da data, que carrega um enorme simbolismo, surgiu por volta do século XI. No dia é realizado uma missa seguida da cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis, que representa a vontade de cada um em manter-se no caminho correto do cristianismo.

Para conseguir se dedicar a Quaresma - que é vista como um tempo de reflexão, oração e caridade - a Igreja Católica destaca as práticas penitenciais (jejum, oração e esmola), para que os fiéis se preparem espiritualmente para a celebração da Páscoa, considerada o ápice do ano litúrgico.

 

Muitas vezes, sacrifícios pessoais são colocados em prática durante os 40 dias, como deixar de comer carne vermelha às sextas-feiras ou renunciar algum hábico específico neste período. Mas o que pode ou não pode durante a Quaresma?

Permitido:

  • Jejum e abstinência;
  • Oração;
  • Caridade e obras de misericórdia;
  • Serviço voluntário - incluindo ajuda aos necessitados e visitas e doentes e presos;
  • Reflexão e meditação.

Recomendações:

A Igreja Católia não disponibiliza uma cartilha expressa de proibições, mas algumas recomendações como:

 

  • Não comer carne vermelha;
  • Excessos em todas os aspectos da vida como alimentação, financeiro e outros;
  • Práticas pecaminosas.

Outra dúvida que surge em todo Carnaval é se a Quarta-feira de Cinzas é feriado. A data não é considerada um feriado nacional, visto que não existe nenhuma lei que determine isso.

Segundo o calendário do governo federal, o dia é considerado ponto facultativo até as 14h. Mas, na prática, a classificação da data depende de leis municipais específicas ou de acordos em empresa.

 

itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...