Player
Tocando Agora
Carregando...

SUS inicia teste para aplicação de canetas emagrecedoras

Publicada em: 27/06/2026 06:19 -

Projeto-piloto vai avaliar a efetividade, o impacto clínico e o custo do uso de medicamentos à base de GLP-1 no tratamento da obesidade

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou, nesta sexta-feira (26/6), o uso da semaglutida, princípio ativo de um dos medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, em pacientes tratados com obesidade. Trata-se de um projeto-piloto e as aplicações serão feitas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

 

A previsão é que, ao longo de dois anos, sejam atendidos 250 pacientes do SUS com obesidade grave ou associada a comorbidades que já são acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior rede de hospitais públicos 100% SUS do Sul do Brasil. 

 

Ao longo de dois anos de estudo, serão avaliados indicadores essenciais para compreender como o tratamento pode ser adaptado à realidade do SUS, como o percentual de perda de peso, a evolução da qualidade de vida, resultados de exames clínicos, condições pós-operatórias e os custos dos processos.

Dessa forma, a pesquisa gerará evidências nacionais aplicáveis à prática clínica, contribuindo para orientar decisões assistenciais e subsidiar futuras estratégias de organização da atenção à obesidade grave.

 

 

Critérios de participação

Além de já realizarem acompanhamento médico no Grupo Hospitalar Conceição, os pacientes selecionados precisam ter diagnóstico de obesidade estabelecido há pelo menos 12 meses e apresentar falha documentada no tratamento clínico convencional, como dietas estruturadas e prática regular de atividade física por pelo menos dois meses.

Outro requisito é ter capacidade de compreender e realizar a autoaplicação da medicação ou contar com um cuidador para esse procedimento.

 

Cerimônia de lançamento 

Durante a cerimônia de lançamento, nessa sexta, um paciente recebeu a primeira aplicação do medicamento, marcando o início da oferta dessa terapia em um hospital federal. 

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente na cerimônia, destacou que o Brasil está sendo pioneiro na utilização desse medicamento no sistema público de saúde.

"Estamos estimulando estudos nessa tecnologia para que o país aprimore a sua produção e oferta de forma segura. Nesse primeiro momento, ela é muito importante para o diabetes e obesidade, mas pode se estender também a outras doenças crônicas e até mesmo para tratamento de cânceres”, disse. 

 

Ainda não é para todo mundo

Vale lembrar que os medicamentos à base de semaglutida e liraglutida não estão incorporadas no sistema público de saúde.

 

A eventual incorporação de qualquer tecnologia ao SUS segue os critérios técnicos, científicos e orçamentários estabelecidos, com análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) .

 

 

o tempo

Compartilhe: x
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...