O mês de julho está chegando ao fim e após dias quentes e secos em quase todo o Brasil, uma frente fria deve avançar do Sul em direção ao Sudeste a partir desta segunda-feira (29). De acordo com a Climatempo, isso põe fim ao ciclo de dias quentes e termina com o bloqueio atmosférico. Sendo assim, o período se inicia com temporais em algumas regiões do país.
A infiltração marítima ainda provoca aumento da umidade na costa leste do Nordeste neste começo de semana. Já nesta segunda (29), a frente fria deve avançar para o Paraná e, a partir de terça (30), pode causar chuva em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Um forte bloqueio atmosférico que se instalou no país na última semana foi o responsável por manter as temperaturas mais altas e o tempo muito seco. Com o enfraquecimento desse fenômeno, as frentes frias conseguem avançar, trazendo umidade principalmente para o Centro-Sul do país.
Regiões do Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste já enfrentam um período de mais de 150 dias sem chuvas significativas (acima de 10 milímetros). Os locais mais afetados incluem o extremo noroeste de São Paulo, centro-oeste de Minas Gerais, leste de Goiás, Distrito Federal, Pantanal mato-grossense, oeste da Bahia e sul do Piauí.
Segundo a Climatempo, a estiagem que atinge o país foi intensificada pela atuação frequente de bloqueios atmosféricos, principalmente na faixa central do Brasil. Desde a metade do ano passado, mais de dez fenômenos que mantêm o ar quente por dias seguidos já foram registrados.
A tendência é que o clima seco continue e a chuva só retorne com regularidade no início da primavera, que começa no dia 22 de setembro.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de baixa umidade é previsto para grande parte do Brasil. A região central deve ser a mais afetada, com níveis que devem ficar entre 20% e 30%.
Fonte: Itatiaia