Tocando Agora: ...

Com temperaturas acima dos 40°C, Brasil terá nova onda de calor em setembro

Publicada em: 30/08/2024 06:31 - Notícias

 

Além do calor, os brasileiros vão sofrer com o tempo seco na maior parte do mês; índices de umidade do ar podem ficar abaixo de 12%, similares aos de regiões de deserto

O friozinho dos últimos dias já tem data para acabar, segundo a previsão do ClimaTempo. Uma massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre praticamente todo o território nacional, elevando as temperaturas pelo país a partir desta segunda-feira (2).

E se engana que o calor vai durar pouco. A estimativa dos meteorologistas é que essa nova onda de calor só acabe em meados da segunda quinzena de setembro. Além do calor, os brasileiros vão sofrer com o tempo seco na maior parte do mês. As chuvas só devem cair, na maioria das áreas afetadas, entre o fim de setembro e o início de outubro.

O frio deve voltar ao país a partir do dia 19 de setembro, quando uma frente fria vai reduzir as temperaturas e aliviar o calor em alguns estados. Mas, até lá, a maior parte do Brasil vai sofrer com dias de calor extremo e índices muito baixos de umidade do ar, abaixo de 12%, similares aos de regiões de deserto.

“Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas”, informa o ClimaTempo.

 

fonte: itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...