Tocando Agora: ...

Minas é o 5° estado no ranking de pequenos negócios exportadores; setor cresceu 120% em 10 anos

Publicada em: 09/09/2024 06:47 - Notícias

Nos últimos dez anos, o número de pequenos negócios brasileiros que exportam produtos e serviços aumentou significativamente. O crescimento neste período foi de 120%. Esse avanço é ainda mais notável quando comparado ao desempenho de médias e grandes empresas, que cresceram 29% no mesmo período. 

Os dados são de um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo ainda revela que, atualmente, os microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte representam 41% de todas as empresas exportadoras do País, apesar de responderem por apenas 0,9% do total de recursos movimentados.

No cenário nacional, além de aumento no número de empresas, os valores exportados por esses pequenos negócios também cresceram expressivamente dentro do segmento, com uma alta de 152% na última década. Em 2023, essas empresas movimentaram US$ 2,8 bilhões, o que marca o melhor desempenho registrado até então, superado apenas pelos anos de 2021 e 2022.

Veja os estados que mais exportam

Em termos de participação por estado, Minas Gerais ocupa o 5º lugar, com uma parcela de 9,1% das exportações de pequenos negócios. Em primeiro lugar no ranking está o estado de São Paulo, que lidera com 40,8% dos pequenos negócios exportadores. Veja o ranking completo:

  1. São Paulo – 40,8%;
  2. Rio Grande do Sul – 11,7%;
  3. Santa Catarina – 8,7%;
  4. Paraná – 9,7%;
  5. Minas Gerais – 9,1%.

Indústria da transformação lidera exportações

A indústria da transformação lidera o volume exportado pelos pequenos negócios, representando 72,4% dos valores totais, com um crescimento de 128% entre 2013 e 2023. 

As pequenas propriedades rurais vêm em seguida, com 18,5% do total exportado, apresentando um crescimento significativo de 336% ao longo do mesmo período. 

Já as empresas do setor de indústria extrativa, que compõem 4,4% das exportações dos pequenos negócios, tiveram um crescimento de 309% na última década.

Destino das exportações

Os principais destinos das exportações desses pequenos negócios estão distribuídos da seguinte forma:

  • América do Sul: 29%;
  • América do Norte: 22%;
  • Europa: 19%;
  • Ásia: 15%;
  • América Central e Caribe: 7%;
  • Oriente Médio: 4%;
  • África: 4%;
  • Oceania: 1%.

(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

Iris Aguiar escreveu sob supervisão da Edição.

 

fonte: diario do comercio

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...