As temperaturas no mês de outubro devem aumentar com a chegada da oitava onda de calor no Brasil, que começa neste domingo (29). De acordo com o Climatempo, algumas regiões do país vão registrar mais de 40°C até o próximo dia 8. Além do calor extremo, a nova onda marca baixa umidade do ar e aumento do risco de queimadas.
As regiões mais afetadas, com 3ºC a 5ºC acima da média, são Centro-Oeste, interior do Sudeste e Nordeste. A capital do Mato Grosso, Cuiabá, deve atingir 40ºC e o município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, pode chegar aos 42ºC, recorde no país.
Ainda segundo a meteorologia, a qualidade do ar deve piorar nos próximos dias, por conta da baixa umidade, que chega a 20% em alguns locais, propício a mais queimadas.
É esperada a chegada de uma frente fria no Sul e Sudeste, que não deve diminuir tanto os termômetros, mas aliviar a quentura e o mormaço excessivo. Apesar das temperaturas caírem no sul de São Paulo e do Brasil, o calor extremo vai permanecer em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.
fonte: itatiaia