Patricia Pillar, Elba Ramalho, Arlete Salles, entre outras famosas já foram diagnosticadas com câncer de mama
É comemorado, neste sábado (19), o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. A data é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença que deve atingir 73,6 mil mulheres até 2025, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Considerado o tipo mais comum em mulheres no Brasil, o câncer de mama originou a campanha Outubro Rosa, realizada no décimo mês do ano, e promovida pelo Ministério da Saúde. O tema da campanha deste ano é ‘Mulher: seu corpo, sua vida’ e foca na incidência da doença em mulheres negras e na luta pela cura.
Entre os alto número de mulheres diagnosticadas com a doença, algumas celebridades compõem a lista, entre elas a apresentadora Ana Furtado, as atrizes Patricia Pillar, Arlete Salles e Fernanda Motta, a cantora Elba Ramalho e a jornalista Lilian Ribeiro. Todas foram curadas.
Ana Furtado
A apresentadora descobriu o câncer de mama em 2018 e precisou passar por cirurgia para a retirada de um tumor no seio. Após o procedimento, ela passou por sessões de quimioterapia e, em 2023, anunciou que estava curada. Em conversa com a apresentadora Ana Maria Braga, no ‘Mais Você', Ana falou sobre o assunto.
“A gente vê mulheres que nem sabem ou nunca fizeram um Papanicolau (exame preventivo de colo de úterona vida. É importante que estejamos atenta ao nosso corpo, que a gente se toque e tente fazer com regularidade os exames de imagem. Porque quem procura pode achar, mas quem acha, cura. Tem cura!”, destacou a apresentadora.
Patricia Pillar
Um tipo raro de câncer de mama afetou Patricia Pillar, em 2002. Na época, ela também se submeteu a cirurgia e passou por tratamento de quimioterapia para se livrar da doença. Após o diagnóstico, a atriz se envolveu em campanhas e eventos de conscientização sobre a doença.
“Sempre reservada em relação a sua vida particular, Patrícia decidiu tornar público este fato para evitar possíveis especulações a respeito de sua saúde e por considerar que a atitude poderá encorajar outras mulheres na busca de prevenção e tratamento contra o câncer”, dizia a nota na época.
Arlete Salles
A atriz e humorista Arlete Salles tratou o câncer de 2014 a 2018, quando ela completou 72 anos. Na época, a arista falou sobre a cura em algumas entrevistas.
“Descobri a doença fazendo o autoexame, tive um diagnóstico precoce, o que é um dos pontos importantes como chance de cura. Existe cura para o câncer. Fiz quimioterapia, com paciência e gratidão”, disse ao site Heloísa Tolipan.
Fernanda Motta
Fernanda Motta foi diagnosticada com câncer de mama em 2019, quando tinha 39 anos. Ela tratou a doença por 11 meses e também tornou-se uma voz importante na luta para ‘desmistificar’ a doença. À revista Marie Claire, a atriz mencionou a importância de pensar positivo durante o tratamento.
“Percebi que nossa cabeça faz muita diferença. Ter informações preciosíssimas do combate contra essa doença fez com que eu fomentasse minha fé e minha positividade, o que fez com que meu tratamento fosse diferente. Busquei ver o lado bom desse tratamento. Quando percebi que estava conseguindo minha meta, que era não só vencer o câncer, mas vencer de uma forma leve, eu me abri e resolvi contar minha história”, frisou.
Elba Ramalho
A cantora descobriu o câncer em 2010 e também está curada. Ao relembrar da fase, Elba ressalta que um dos pontos mais importantes para a cura é a detecção precoce. Ela não precisou passar por quimioterapia.
“Estou há dez anos com a saúde top. Isso para mim foi uma grande vitória, mas porque detectei a tempo. Meu grande medo sempre era ter um câncer e encarar a quimioterapia. Sei que não resistiria, não faria, pois sou muito natureba para isso”, contou à CNN.
Lilian Ribeiro
Lilian Ribeiro, jornalista da TV Globo, recebeu o diagnóstico em 2021. No início de outubro, já curada, ela relembrou o processo nas redes sociais.
“Há exatos três anos, eu recebi o diagnóstico de câncer de mama. Obrigada, Deus! E obrigada a cada um que segue vibrando por mim”, agradeceu.