Tocando Agora: ...

Anvisa proíbe uso dos ‘chips da beleza’ no Brasil após denúncias de entidades médicas

Publicada em: 19/10/2024 06:25 - Notícias

 

 

A agência também suspendeu a manipulação, a comercialização e a propaganda dos implantes hormonais manipulados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisasuspendeu a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso dos implantes hormonais manipulados, os “chips da beleza”, no Brasil. A decisão tem força de lei.

A medida foi adotado após denúncias de entidades médicas, como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, e consta em uma nova resolução que será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Anvisa orienta pessoas que usam os implantes hormonais manipulados a procurarem seus médicos para receberem orientação sobre o tratamento.

Algumas das substâncias implantadas nos chips da beleza não possuem avaliação de segurança para serem medicados dessa forma. Possíveis complicações relacionadas ao uso dos chips da beleza são:

 
 
  • Elevação de colesterol e triglicerídeos no sangue (dislipidemia);
  • Hipertensão arterial;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Arritmia cardíaca.

O que são os ‘chips da beleza’?

Os chips da beleza são implantes largamente usados como estratégia para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, redução da gordura corporal, aumento da libido e da massa muscular.

 

Segundo especialistas, eles podem conter inúmeras substâncias, embora normalmente sejam compostos por testosterona ou por gestrinona, um progestágeno com efeito androgênico. Combinações contendo estradiol, oxandrolona, metformina, ocitocina, outros hormônios e NADH também são produzidas.

 

Agencia Brasil / Itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...