Tocando Agora: ...

Câncer: projeções indicam que, até 2050, as mortes devem aumentar até 90%

Publicada em: 06/12/2024 06:12 - Notícias

O câncer ocupa o posto de segunda maior causa de morte no mundo, com crescimento regular no número de casos todos os anos. As projeções indicam que, até 2050, as mortes pela doença devem aumentar até 90%. Boa parte desses casos em função do diagnóstico tardio, colocando o câncer como um dos principais desafios à medicina e à saúde pública no século XXI. Só no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer, são esperados 704 mil novos casos por ano até 2025.

Na contramão dos dados negativos, a boa notícia é que os avanços nos tratamentos e diagnósticos vem melhorando significativamente as chances de cura dos pacientes nos últimos anos. Identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, vacinação, marcadores moleculares e a cirurgia minimamente invasiva fortalecem de forma expressiva o arsenal contra a doença.

“Quando o assunto é câncer, a medicina não para de evoluir. Cada vez mais os tratamentos estão ficando mais modernos, a quimioterapia está sendo cada vez menos usada. A gente está usando o que a gente fala, que é uma medicina mais personalizada, mais direcionada para o paciente. Tem aumentado também e melhorado vários exames que podem detectar o câncer mais precoce”, explica Aline Chaves, médica oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Estimativas da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que, até 2050, teremos quase 35 milhões de novos casos da doença por ano no mundo. Por isso, é cada vez mais importante cuidar da saúde. " Se tem um sinal de alerta que a gente tem que pensar que pode estar relacionado mais comumente à grande maioria dos tumores, é a perda de peso não programada. A pessoa começa a perder energia, perde o apetite, começa a perder um peso que ela não programou, ela não está fazendo dieta. Então a perda de peso rápida, isso pode sim ser um sinal de câncer”, alerta.

Cuidar diariamente da nossa saúde é um fator muito importante, segundo Aline Chaves, médica oncologista do Grupo Oncoclínicas. “A receita é simples, são os bons hábitos de vida, principalmente evitar álcool em excesso, não fumar, evitar a obesidade e combater o sedentarismo. Essa é a fórmula que acaba combatendo e diminuindo a chance de qualquer tipo de câncer. E, principalmente, ajuda a enfrentar o tratamento e ter menos efeitos colaterais nas pessoas que têm esse bom estilo de vida. Isso já é comprovado pela ciência.

 

Itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...