Tocando Agora: ...

Convivência com animais melhora a saúde mental, reduz o estresse e melhora o humor

Publicada em: 29/03/2025 06:05 - Notícias

Embora qualquer animal de estimação possa oferecer benefícios terapêuticos, a escolha do pet deve ser cuidadosa

 

Conviver com animais é mais do que viver uma amizade entre espécies. Para muitas pessoas, os pets se tornam aliados essenciais no cuidado da saúde mental, pois proporcionam conforto e apoio emocional.

Os benefícios terapêuticos da presença de um pet têm sido cada vez mais reconhecidos, principalmente no caso de quem enfrenta problemas como ansiedade e depressão.

 

Estudos mostram que interagir com animais pode reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor. A presença de um pet pode liberar oxitocina, o hormônio do amor, que tem um efeito calmante e aliviador da ansiedade e um chamariz de bem-estar.

Além disso, os animais oferecem apoio emocional incondicional, fundamental para quem enfrenta sofrimentos emocionais, pois eles tem capacidade para reduzir a solidão e contribuem na criação de um ambiente de segurança.

A conexão com a ansiedade e a depressão

A ansiedade é uma condição crescente na sociedade hoje. Medos e preocupações constantes são sintomas comuns desta condição, e os animais de estimação podem ajudar a reduzir esses sintomas.

Isso porque cuidar de um pet permite que o dono redirecione seu foco, afastando-se das preocupações que alimentam a ansiedade.

A depressão, por sua vez, afeta milhões de pessoas e muitas vezes resulta em desmotivação e desconexão das atividades diárias. Também é aí que os pets desempenham um papel importante.

Cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, o que pode incentivar o dono a sair de casa e se engajar em atividades físicas, melhorando o humor. Sem falar do senso de propósito, algo frequentemente ausente em pessoas com depressão.

A importância da escolha do animal

Embora qualquer animal de estimação possa oferecer benefícios terapêuticos, a escolha do pet deve ser cuidadosa.

Para quem tem um estilo de vida tranquilo ou limitações físicas, gatos ou pequenos roedores podem ser uma boa opção, pois exigem menos atividade física e têm natureza mais independente.

Já os cães são ideais para pessoas que precisam de mais motivação para se exercitar e interagir com o ambiente.

Mas vale lembrar: adotar um animal para melhorar a saúde mental exige responsabilidade e dedicação. O pet deve ser parte de um plano contínuo de cuidado.

 

Itatiaia

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...