Skoda Superb pilotado por campeão de rali atravessou cinco países europeus sem parada para abastecimento
Os motores a diesel em automóveis estão cada vez mais próximos da despedida do mercado global. Mesmo na Europa, onde dominaram por décadas nos carros de passeio, a sua participação caiu em mais de 50%, nos anos 2010, para apenas 8,3% em 2025, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Leis ambientais cada vez mais rigorosas, além do escândalo das fraudes nas emissões Dieselgate, protagonizado pela Volkswagen, têm acelerado o declínio dos propulsores movidos a diesel no Velho Continente.
Apesar do cenário desfavorável, a Skoda — marca tcheca do Grupo Volkswagen — ainda acredita na eficiência do seu tradicional propulsor TDI. E acaba de provar isso de forma contundente: um sedã Skoda Superb, equipado com o motor 2.0 TDI de 150 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, estabeleceu um recorde mundial de eficiência, registrado pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes.
O feito foi alcançado pelo piloto polonês Miko Marczyk, campeão europeu de rali em 2025. Ao volante de um Superb praticamente de série, ele percorreu 2.831 km com um único tanque de 66 litros, alcançando uma média impressionante de 38,3 km/l. O trajeto cruzou cinco países europeus — Polônia, Alemanha, França, Países Baixos e Bélgica — com velocidade média de cerca de 80 km/h. Em trechos com vento a favor, na França, o consumo chegou a impressionantes 45,5 km/l.
O veículo utilizado tinha tração dianteira e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, combinado ao motor 2.0 turbodiesel. Pesando 1.590 kg e dotado de rodas de 16 polegadas, o sedã contava apenas com ajustes mínimos: pneus de baixa resistência e suspensão Sportline 15 mm mais baixa. Durante o percurso, um carro de apoio auxiliou o piloto com informações em tempo real para otimizar o consumo, evitando frenagens e acelerações bruscas.
Animado com o resultado, Marczyk já planeja uma nova tentativa: atingir 3.000 km com um tanque, aproveitando condições mais favoráveis e o uso de diesel premium. No entanto, mesmo com o recorde, o futuro do diesel parece selado. O Grupo Volkswagen vem eliminando gradualmente esse tipo de motor de seus modelos compactos — como o Skoda Fabia e o Volkswagen Polo — e a União Europeia proibirá a venda de novos veículos a combustão a partir de 2035.
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