Tocando Agora: ...

Facebook é condenado a pagar R$10 mil a produtora de conteúdo que teve conta invadida

Publicada em: 28/08/2024 05:53 - Notícias

 

A vítima teve o acesso à própria conta banido na rede social, que ela usa para trabalhar

 

Dafne Caroline Sakatauskas é streamer e trabalha com tráfego pago por meio do Facebook. A conta que ela usa para trabalhar na rede social foi invadida por hackers, mesmo usando ferramentas de segurança como a autenticação em dois fatores e os autenticadores do Google e da Microsoft. Por causa disso, ela processou a empresa e a plataforma Facebook Serviços Online do Brasil LTDA foi condenada a indeniza-la em R$ 5 mil, além de pagar o mesmo valor em multa por atraso no cumprimento da sentença.

A decisão foi do Juiz Mário Mendes Moura Júnior atuante na 5ª Vara Cível do Foro de Sorocaba. A sentença dele também determinou a manutenção da tutela de urgência, o que permitiu o desbloqueio da conta da vítima e restabeleceu Dafne como administradora da conta.

Dafne e a advogada dela, Layla Rodrigues, avaliaram que a urgência foi necessária especialmente porque o hacker usou a conta da produtora de conteúdo para compartilhar conteúdo sensível e de cunho sexual. “Nós conseguimos que o juiz deferisse o pedido de tutela de urgência e a Meta [empresa dona do Facebook], antes de qualquer contestação, já restabelecesse ela (Dafnecomo administradora e retirasse os demais da conta”, explica a advogada.

Apesar da urgência, o processo foi demorado. Dafne foi hackeada duas vezes, sendo a primeira há um ano. “A recuperação da conta foi mais rápida, o que demorou foi a sentença. Aproximadamente uns 10 meses, avalia Layla.

 

A administração da conta já voltou para o controle da vítima, mas ainda não se sabe como a conta foi invadida. “Não tivemos nenhuma explicação sobre isso, mas já houve vazamentos de dados pela Meta, e isso já chegou a público, mas também trabalhamos com ideia de vazamento e violações, não apenas de dentro, mas pela fragilidade do sistema também”, afirma a advogada.

A advogada diz que já trabalhou em outro caso parecido antes e acredita que o golpe pode se tornar recorrente. “Em casos de invasão de do seu perfil em redes sociais, é comum que você receba um alerta em seu e-mail de segurança. Neste momento é fundamental se adiantar e buscar esclarecer que houve uma invasão em sua conta. É recomendado também que se faça um boletim de ocorrência e que, não sendo restabelecida a conta e sua posse, que se entre na justiça, uma vez que além de perder a conta, você pode ter outros danos cumulados, como foi o caso da Dafne”, recomenda.

*Sob supervisão de Enzo Menezes
fonte: itatiaia

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...