Empresa pode estar usando dados captados pelo microfone para mostrar aos usuários anúncios segmentados; entenda
Uma empresa dos Estados Unidos pode estar capturando dados de microfones para usar em anúncios segmentados. Segundo o site especializado em tecnologia '404 Media', a Cox Media Group (CMG), de Atlanta, possui um software chamado "Active Listening" (escuta ativa, em inglês), capaz de gravar conversas e outras informações dos usuários para 'vender' para parceiros.
Essa informação estaria em uma apresentação institucional da empresa, mostrada a possíveis compradores, e o material, vazado, foi publicado pelo site especializado. Nos slides, a CMG afirma que possui mais de 470 formas de coletar e analisar dados dos usuários de produtos 'inteligentes', que vão muito além dos smartphones, mas sem especificar quais são, de fato, usados como fonte.
"Consumidores possuem um rastro baseado em suas conversas e comportamento online. Pegamos esses dados e os alinhamos com seus produtos e serviços para construir uma lista de público em um raio definido de 10 milhas (cerca de 16 quilômetros)", aparece escrito em um dos slides da apresentação.
A prática, porém, não é necessariamente ilegal. Caso esteja explicitada em termos de uso e o usuário dê seu consentimento, esses dados podem ser utilizados. Por isso, é extremamente importante ler com atenção todos os contratos de uso de plataformas e aplicativos.
Algumas empresas parceiras da CMG são gigantes conhecidas, como a Amazon, a Meta (do Facebook e Instagrame o Google. No material, porém, não há especificação se eles utilizam a Active Listening.
Após o vazamento das informações, o Google afirmou que retirou a CMG de seu programa de parceiros e afirmou, ao 404 Media, que exige que todas as empresas cumpram com as leis sobre privacidade, por exemplo. A Meta também informou que não usa o software de escuta ativa para direcionar seus anúncios.
fonte: itatiaia