A procura por umidificadores de ar cresceu nos primeiros dias de setembro deste ano. O motivo é o calor intenso aliado à baixa umidade do ar, causada pela estiagem prolongada em várias regiões do país, sobretudo Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Com a sequência de ondas de calor e a falta de chuva, milhares de pessoas buscam uma maneira de ‘melhorar o ar’ e se refrescar. O grande ‘queridinho’ é o umidificador de ar, que bateu recorde de buscas no Google Trends, alcaçando o top 10.
Segundo levantamento da CNN, entre as sub-regiões com maior interesse pelo termo ‘umidificador de ar’ no período analisado estão Minas Gerais, Distrito Federal, Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Em seguida, aparecerem o Acre, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantis e Paraná.
Além da busca pelo termo, grandes empresas de comércio eletrônico (e-commerceregistram aumento de vendas de umificador até 300%, é o caso do Magazine Luiza. À Itatiaia o Magalu informou que registrou o aumento nas vendas de umidificadores de ar na comparação entre todo o mês de agosto com os 10 primeiros dias de setembro deste ano. A alta procura aconteceu, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas foi de 30%. A empresa ressalta que já iniciou a reposição de seus estoques do produto para atender os clientes com diversas opções.
Outra grande e-commerce que também observou e vivenciou o aumento foi a Amazon. ‘Entre os dias 05 e 12 de setembro, tivemos um aumento de 297% nos pedidos de umidificadores no site, em comparação, com o período de 30 de agosto à 06 de setembro’, afirma a empresa.
Procura por ar-condicionado também cresceu
Além da busca para ‘melhorar o ar’ com os umidificadores, os consumidores também estão adiantando as compras para se refrescar, com ar-condicionado e ventiladores.
A Elgin foi uma das marcas brasileiras no mercado de Climatização que sentiu os efeitos do “verão fora de hora”, com a sequência de temperaturas elevadas.
Normalmente, os meses de maior procura pelos aparelhos de ar-condicionado são entre dezembro e março. Porém, a marca notou o movimento de maior procura pelo produto já em agosto.
‘O mês de agosto demonstrou que os clientes estão se adiantando nas compras. Registramos uma procura 30% maior em comparação com os meses anteriores’, comenta Anderson Bruno, diretor comercial de Climatização da Elgin.
FONTE: ITATIAIA