Questão da prova de português surpreendeu estudantes ao indagar sobre o que contribui para o duplo sentido do verbo no contexto da música
Uma questão da prova de português da 1ª fase da Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizada neste domingo (20pegou, de surpresa, os estudantes. A questão continha um trecho de uma crítica jornalística do jornal ‘O Globo” sobre a música “Macetando” de Ivete Sangalo e Ludmilla. Em seguida, indagava sobre qual aspecto contribuía para o mascaramento de significado da palavra ‘macetar’.
A resposta correta era a alternativa D: “ausência de complemento do verbo”.
A coordenadora acadêmica da Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp (Comvest), Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, disse em entrevista coletiva após a prova, que o objetivo era fazer os estudantes pessoas como as palavras podem mudar de sentido no “contexto da performance musical popular”.
"É uma questão que envolve conhecimento gramatical, mas envolve também entender a música, o duplo sentido da música. Por que isso dá o que falar? Porque a brincadeira é não dizer o que você está macetando”.
“Macetar vira um verbo cheio de sentidos do humor, de algum tipo de insinuação muito comum nas manifestações populares e a gente aproveitou para explorar isso do sentido do conhecimento da língua”, completou Márcia Rodrigues.
Nas redes sociais, alguns internautas repercutiram a questão. Um deles postou no X:
“Caiu ‘Macetando’ de Ivete na Unicamp. Meu medo é ter sido macetada junto’
Itatiaia